Como cuidar do tampo da sua cozinha neste Natal

19 dezembro 2022

O Natal é uma época mágica! É tempo de partilha, de reunir amigos e família e, claro está, de boa comida. A cozinha torna-se assim, o palco da casa onde são preparadas as iguarias próprias das festividades.

Com toda esta azáfama, a cozinha pode sofrer algum desgaste, nomeadamente nos tampos, que são a base para onde tudo é preparado.

Um tampo de cozinha pode ser constituído por diferentes tipos de materiais e cada um deles oferece vantagens e benefícios específicos, como também cuidados de manutenção distintos. O
tampo é um dos alicerces de qualquer cozinha, podendo integrar áreas distintas, como a zona de lavagem dos alimentos, a área de confeção, a zona do lava-loiças, entre outros.

Na Lardarte a panóplia disponível de tampos abrange os seguintes materiais:

• Pedra Natural;
• Silestone;
• Dekton;
• Neolith;
• Allsfor;
• Madeiras;
• Cerâmicos;
• Xtone.

Cada um deste materiais necessita de um cuidado especifico, para desta forma conservar o tampo de cozinha durante mais tempo.

Pedra Natural: Limpe o granito com água morna e sabão neutro e depois seque a superfície com um pano seco. Evite a utilização de líquidos ácidos e nunca limpe com um esfregão.

Silestone: Para limpar o silestone utilize um pano húmido com água quente e com detergente para retirar a sujidade. Para manchas de gordura, utilize um produto próprio e evite utilizar o esfregão.

Dekton: Se o seu tampo Dekton estiver sujo, aplique sabão neutro e esfregue suavemente com um pano de micofibras húmido, secando depois com papel absorvente.

Neolith: Para uma limpeza diária utilize um pano de microfibra e no caso de derrame de líquidos no tampo, seque imediatamente a área atingida, para evitar manchas na superfície.

Allsfor: Limpar apenas apenas quando estiver suficientemente frio e utilize os produtos de limpeza adequados para placas.

Madeiras: Para a manutenção deste tipo de tampos sugerimos o uso de detergentes líquidos neutros ou álcool. Se surgirem manchas de calcário junto ao lava-loiça, aconselhamos aplicar vinagre ou algum produto próprio.

Cerâmicos: Para os tampos em cerâmico pode usar detergentes específicos para os mesmos ou fazer o seu próprio detergente utilizando água e vinagre.

Xtone: Utilize um detergente neutro e específico para este material ou detergente para lavar a loiça com água morna. Use um pano macio e limpo para obter uma limpeza mais eficaz.

Siga os nossos cuidados de limpeza e garanta que o seu tampo permaneça impecável, Natal após Natal.

Na Lar Darte cuidamos da sua cozinha, aliando design e funcionalidade num só projeto. Somos especialistas no fabrico de cozinhas residenciais e comerciais de alta qualidade.