Como descobrir o layout certo para a sua cozinha

20 fevereiro 2024

Descobrir o layout perfeito para uma cozinha pode revelar-se um verdadeiro desafio para alguns.

No entanto, existem alguns pontos que, quando tidos em consideração, ajudam a chegar a uma resposta.

Ter em conta o espaço disponível, o seu estilo pessoal e a funcionalidade que se pretende ter numa cozinha são práticas que o podem conduzir à escolha final. Uma cozinha deve sempre responder às suas necessidades e, por isso, um bom layout deve permitir uma movimentação livre e estar dividido em 3 zonas: zona para preparar alimentos, zona de armazenamento e zona de confeção.

Fundamental numa cozinha é também a organização. Gavetas deslizantes e bem divididas, gavetões ou prateleiras ajustáveis são apenas 3 exemplos que contribuem para otimizar a arrumação. Na Lar Darte, dispomos de várias soluções e de avançados mecanismos que levam a arrumação a outro nível.

Com tudo isto em conta, a sua cozinha pode apresentar layouts e soluções como:

Layout em “L”

O layout em “L” torna a cozinha num local espaçoso. Aqui é possível aproveitar todos os cantos, uma vez que se tratam de duas bancadas que se cruzam num ângulo reto. Além disto, esta configuração é ideal para cozinhas de tamanho médio ou grande, podendo ainda ser adicionada uma ilha central ou até uma mesa.

Ilha central

A ilha central é um elemento cada vez mais utilizado em várias cozinhas, tanto nas de formato em “L” como nas de formato em “U”. Pode ainda encontrar-se acompanhada apenas por uma única parede de móveis.

Cozinha em “U”

Ideal para open spaces, a cozinha em “U” permite aproveitar todos os espaços possíveis, ao mesmo tempo que oferece fluidez a quem a usa. Além da adição de uma ilha central, com este layout pode ainda optar-se por uma península.

Cozinha em “corredor”

A cozinha “corredor” é uma opção prática e a mais correta quando as áreas são mais pequenas.

Esta é uma hipótese que economiza espaço e pode ser montada de duas formas diferentes: Uma só bancada ao longo da parece ou uma bancada de cada lado.

Apesar de ser uma opção para locais mais estreitos, a personalização também tem lugar neste tipo de cozinhas, onde os armários e acessórios encaixam no espaço disponível.

Independentemente do layout escolhido, deve ter-se sempre em consideração a posição do lava-louça, fogão e frigoríficos. A isto acresce a importância da ergonomia que cada tipologia dá à cozinha. A altura das bancadas , a disposição dos armários e a iluminação são outros 3 essenciais a ter em conta.

Há mais de 35 anos a criar soluções personalizadas, a Lar Darte tem como missão tornar os seus sonhos realidade. Para isso, dispomos de uma equipa que desenvolve cozinhas de acordo com as suas necessidades.